top of page
Buscar
  • Foto do escritorMorgani Dalpiás

DOR! Larga do meu pé!

Atualizado: 14 de out. de 2020

🦶Sabe aquela dorzinha chata que parece uma facada, debaixo do pé, perto do calcanhar? É que geralmente aparece de manhã e vai aliviando durante o dia?


Então. Essa dor pode ser uma FASCITE PLANTAR. E o que isso significa?


Existe um tecido fibroso que serve como amortecedor e dá sustentação ao arco do pé, formando a curvatura do pé. Esse tecido se chama Fascia PLANTAR, e quando está inflamado chamamos de FASCITE PLANTAR.


Segundo a Sociedade Brasileira para Estudos da Dor, estudos recentes têm demonstrado que a dor pode estar associada a uma alteração estrutural mais condizentes com processos degenerativos causada pela prática exagerada de exercícios físicos, sobrepeso ou idade.


Entre as principais causas estão:

➡️Sedentarismo;

➡️Prática de atividade física sem orientação;

➡️Encurtamento do tendão de Aquiles e da musculatura posterior da coxa;

➡️Pisada errada;

➡️alterações no arco dos pés;

➡️Uso de sapatos inadequados;

➡️Obesidade.


Para prevenir esse problema você deve:

👍Manter o peso adequado.

👍Alongar os músculos das pernas e dos pés antes e depois de qualquer atividade física.

👍Fortalecer os músculos das pernas e dos pés.

👍Aumentar lentamente o volume e intensidade dos treinos.

👍Usar calçado adequados: para o dia a dia prefira sapatos com salto baixo, que não sejam apertados, que não tenham a sola muito fina ou desgastada.


🧐FIQUE ATENTO! Se você sente dor nos pés com frequência procure tratamento ou orientação com um profissional especializado. Pois se NÃO TRATADA a FASCITE PLANTAR pode gerar LIMITAÇÕES como dificuldade para caminhar, para praticar atividades físicas e para o lazer em geral, impactando negativamente na qualidade de vida, além de levar a lesões nos joelhos, quadris e coluna.


📢Se você conhece alguém com este problema, repasse essa informação.


Morgani Dalpiás

Fisioterapeuta

45 99800-4536

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Estou em crise, devo parar meu tratamento?

Já houve uma época que meus pacientes faltavam no Pilates ou na fisioterapia, quando estavam com dor. Hoje em dia eles entram em contato comigo antes de faltar às sessões. Depois de conversar com eles

5 SINAIS QUE SUA COLUNA ESTÁ INFLAMADA

Sentir dor nas costas é muito comum. A dor nas costas pode aparecer por causa de algum esforço, alguma sobrecarga ou até mesmo por causa de uma postura errada. O que não é normal é essa dor persistir

Comments


bottom of page