O quadril é uma das articulações mais importantes do corpo e precisamos cuidar dela, veja os motivos.
Suas funções são suportar o peso do corpo, equilibrar o corpo nas posturas estática (em pé) e dinâmicas (caminhando ou correndo) além de proteger o sistema reprodutor e a parte inferior do sistema digestivo.
E todas essas funções importantes acabam sobrecarregando essa articulação tão importante e por esse motivo precisamos manter uma rotina de exercícios e alongamento para manter uma saúde adequada e assim evitar lesões, lesões essas que vamos falar agora.
São pelos menos 6 tipos de lesões que podem acarretar em vários problemas como dor, edemas e até mesmo perda da função e hoje vamos falar de duas mais comuns. E o diagnóstico correto e precoce pode levar a cura ou evitar que se agrave mais ainda. Precisamos estar atentos aos sintomas: vamos lá?
Bursite glútea: muito comum em mulheres devido a sobrecarga em corredores maratonistas devido ao esforço físico principalmente em longas subidas. Se caracteriza por dor do lado do quadril piorando quando se deita de lado, dificuldade para subir e descer escadas e ficar muito tempo na posição sentada.
Bursite trocantérica: a Bursa é uma bolsinha que contém um líquido dentro que serve para absorver e diminuir o impacto em regiões que podem haver impactos como no quadril, por exemplo quando andamos o tendão do glúteo se movimenta para frente e para trás deslizando sobre a Bursa e quando esse tendão está tensionado pode causar uma inflamação na Bursa do trocanter causando dor e desconforto.
Por esse motivo é necessário o diagnóstico precoce e o tratamento correto, evitando assim problemas futuros.
No próximos post vou falar mais dois problemas de quadril que causam dor e incômodo.
Se identificou com algum sintoma? Conhece alguém que tem alguma dor nos quadris?
Compartilhe com seus amigos esse post, você pode ajudar alguém.
Carla da Silva
Fisioterapeuta
(45) 99800-4536
Comments